quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mecanismos de análise da situação para elaboração do “projecto”

Para a identificação da situação presente a Comissão propôs três acções:

-Auscultação aos Departamentos sobre as matérias que podiam ser integradas nas actividades curriculares e sobre a disponibilidade e motivação dos docentes para abordar estes temas

-Criação de um blog para discussão destes temas pela comunidade escolar

-Elaboração e implementação do Inquérito On-line

Este inquérito pode ser consultado em http://esma.inquerito-peas.sgizmo.com e foi respondido on-line por 65 alunos da escola apenas em Maio, tendo constituído uma experiência de avaliação do impacto do mesmo na comunidade escolar.

O inquérito foi elaborado sob coordenação da Comissão, com um contributo muito importante da psicóloga da escola, com a participação dos vários Departamentos, do Conselho Pedagógico e da Associação de Estudantes.

Este processo demorou mais tempo do que gostaríamos, o que apenas permitiu a aplicação experimental do inquérito no final do corrente ano lectivo a uma amostra de apenas 65 alunos.

De qualquer modo os resultados obtidos deram já algumas indicações que constituem um meio importante para ajudar a programar a actividade para o próximo ano lectivo.

O mesmo será aplicado anualmente no início de cada ano lectivo de forma a avaliar alterações e evoluções, podendo, no entanto, ser alvo de reformulações sempre que seja pertinente e oportuno.

A partir destas acções de avaliação inicial, a Comissão procurou recolher informação no sentido de elaborar um Projecto que fosse participado pela comunidade escolar, condição fundamental para que este pudesse ter sucesso, tendo a duração de seis anos lectivos.

Sem comentários: